PROGRAMA/ PROGRAMME

16 Abril
Biblioteca Municipal de Tomar António Cartaxo da Fonseca
8:30 | Abertura do secretariado e atendimento
9:15 | Abertura do Encontro

9:30-10:45 | Conferência  
Joanne Or (Museums and Galleries Scotland) - Changing perceptions of industrial heritage in contemporary society: impacts on the policy context in Scotland.

10:45-11:00 – Pausa/café

11:00-12:45 | Painéis simultâneos [Auditório e Sala multiusos]
| Património industrial. Arqueologia industrial.
Mª Dolores Palazón Botella e María Griñán Montealegre (Universidad de Murcia) - Patrimonio Industrial. Bases para investigar vestigios materiales de la actividad industrial.
Sheila Palomares Alarcón (University of Jaén) - Fábricas de Harina Olvidadas en Jaén.
Guilherme Pinheiro Pozzer (Universidade do Minho) - Fábrica Sampaio, Ferreira e Cia no Riva d’Ave em Portugal: um estudo em Arqueologia Industrial.
Tânia Casimiro, João Sequeira e Luís de Barros (IHC-FCSH-UNL e IAP; IHC-FCSH-UNL e Câmara Municipal de Almada) - Materiais oitocentistas da Quinta do Almaraz - contributos para uma Arqueologia do passado recente.
Sílvia Casimiro, Sandra Marques e Rodrigo Garnelo (IEM-FCSH-UNL; IHC-FCSH-UNL; Arantigua) - A Paisagem Industrial do Cabeço do Nogueira. Resultados preliminares da 1ª intervenção no Moinho do Cortelhas (Glória do Ribatejo).

| Indústria. Industrialização.
Ronaldo Silva e José Manuel Lopes Cordeiro (Universidade do Minho/TICCIH-Brasil e Universidade do Minho/APPI-TICCIH Portugal) - Da Relação Império-Colónia ao Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves: os Primórdios do Património Industrial Mínero-Siderúrgico Brasileiro.
Vanessa Alexandra Pereira (FCSH-UNL) - As Minas Oitocentistas da Faixa Piritosa Portuguesa: Constituição, Evolução e Economia.
Daniela Alves, Hélder Barbosa e Jorge Ricardo Pinto (CHIP - ISCET) - A indústria oitocentista da rua do Rosário (Porto).
Otília Lage (CITCEM – FLUP) - Um caso no modo de industrialização portuguesa.
Henrique Rodrigues (Escola Superior de Educação/IPVC) - Contributos para a história da indústria do alto-minho oitocentista.
Miguel Portela (Investigador  sem afectação institucional) - Do oficial ao industrial: seis séculos de história da região de Monsalude.

12:45-14:30 | Pausa - almoço livre.

14:30-17:15 | Painéis simultâneos  [Auditório e Sala multiusos]
| Património industrial.
Catarina Duarte e Isabel Santos (FCSH-UNL e FAUL) - O Património Imóvel da Manutenção Militar – que futuro?
Renata Faria Barbosa (investigadora sem afectação institucional) - A Fábrica de Rações Sol no Vale Florido, em Tomar - contributo para um levantamento de fábricas do grupo empresarial Mendes Godinho .
Helga Matos (Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa) - Central Termoelétrica de Setúbal: uma central a preservar.
Maria Olímpia Lameiras-Campagnolo (investigadora sem afectação institucional), colaboração de Manuel da Bernarda - Da valorização do conhecimento da técnica à estrutura industrial que dela tira benefício enquanto instrumento de consolidação e inovação.
Bárbara Silva Bruno (EPAL - Museu da Água) - Do Vapor ao Museu da Água.
Ticiano Vanderlei de Siqueira Alves (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – IFPB) - Patrimônio Naval – Uma nova visão.
Luís Mota Figueira, João Pinto Coelho, Christopher Pratt (Instituto Politécnico de Tomar) - Activação turística do património industrial: o Circuito dos Açudes do rio Nabão.

| Indústria. Industrialização: linha e vale do Tua.
Otília Lage (CITCEM – FLUP) - Viajar em Trás-os-Montes antes do caminho-de-ferro.
Lurdes Martins (Escola de Engenharia da Universidade do Minho) - A construção da linha de Foz-Tua a Bragança.
Eduardo Beira e José Manuel Lopes Cordeiro (IN+ Center for Innovation, Technology and Public Policy  e Universidade do Minho/APPI-TICCIH Portugal) - A linha do Tua pela objectiva de Emílio Biel.
Hugo Silveira Pereira  (Interuniversitário de História da Ciência e da Tecnologia) - Zé Povinho contra o grande capital: João da Cruz e a Companhia Nacional de Caminhos de Ferro.
Hugo Silveira Pereira (Interuniversitário de História da Ciência e da Tecnologia) - O material circulante da linha do Tua: evolução e estado actual.
Albano Viseu, Eduardo Beira e José Manuel Lopes Cordeiro  (Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória; IN+ Center for Innovation, Technology and Public Policy; Universidade do Minho/APPI-TICCIH Portugal) - Desenvolvimento industrial em torno da linha do Tua: a fábrica dos Menéres em Mirandela, a CUF e o complexo do Cachão.
Ana Carina Azevedo e Ângela Salgueiro (IHC-FCSH-UNL) - O gorado projecto ferroviário de Foz-Tua a Viseu.
Eduardo Beira (IN+ Center for Innovation, Technology and Public Policy) - A operação da linha pela Companhia Nacional: evidências dos relatórios anuais.

17:15-17:30 – Pausa/café

Levada de Tomar, Rua João Carlos Everard
18:00-19:30 | Visita orientada aos espaços da Levada de Tomar – Central Elétrica, Moagens e Fundição – e apresentação do projecto Museu da Levada de Tomar.

17 Abril
Biblioteca Municipal de Tomar António Cartaxo da Fonseca [Auditório e Sala multiusos]

9:00 | Abertura do secretariado e atendimento

9:30-11:15 | Painéis simultâneos [Auditório e Sala multiusos]
| Património industrial. Paisagens, sítios, museus.
Mariana Silva (FCSH-UNL) - “Isto não é a fábrica?! Isto é um museu...”: percepções e representações de antigos operários sobre o Museu da Chapelaria (S. João da Madeira).
Marília Xavier Cury (Museu de Arqueologia e Etnologia, Universidade de São Paulo) - Patrimônio industrial e museus: panorama e perspectivas para o setor elétrico no estado de São Paulo (Brasil).
Lígia Marques (Câmara Municipal de Abrantes ) – O projeto do Museu Metalúrgica Duarte Ferreira: considerações para a musealização de património industrial e técnico como meio de salvaguarda e reativação de um legado.
Janaina Bueno (IHC-FCSH-UNL) - Arbetets Museum: Contributos de um museu sueco para a museologia industrial em Portugal.
António José de Oliveira e Célia Pontes (CITCEM-FL/UP e Museu de Alberto Sampaio) - A indústria hoteleira nas Caldas das Taipas (sécs. XIX-XX): história e património.

| Indústria. Industrialização.
Alesson Ramon Rota e Izabela Romanoff Paiva (Universidade Federal do Rio Grande e Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra) - Construir e desconstruir: etapas complementares ou termos de oposição.
Miguel Carvalho, Vincent Debut, José Antunes e José Soeiro de Carvalho (C2TN/IST/UTL, INET-MD, FCSH-UNL) - The carillons of Mafra and their testimony to the bell foundry industry,
Gonçalo Brito Cabral (investigador sem afectação institucional) - História da Indústria Têxtil no Concelho de Seia: Imagens, Discursos e Práticas.
Armando Quintas (CECHAP - Centro de Estudos de Cultura, História, Artes e Património e CIDEHUS - Universidade de Évora) - PHIM – Património e História da Indústria dos Mármores.
Inês Jose (FCSH-UNL) - A fundação e a organização da Manutenção Militar de Lisboa (1897-1910).

11:15-11:30 | Pausa/café.

11:30-12:45 | Continuação dos painéis simultâneos [Auditório e Sala multiusos]
| Património industrial. Paisagens, sítios, museus.
António Pinto Pires (Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias) - Problematizações e questionamentos à volta da preservação do património ferroviário.
Joana Isabel Navarro (FCSH-UNL) - Reabilitar, reabitar e experienciar a história: A paisagem industrial do IBA Emscher Park.

| Indústria. Industrialização.
Manuel Ferreira Rodrigues (Universidade de Aveiro) - A Luzostela, primeira fábrica portuguesa de abrasivos, 1904-1924. História e Património.
Ana Cardoso de Matos e Rui Pires Lourenço (Universidade de Évora - CIDEHUS e Fundação Robinson) - A diversidade da produção e a internacionalização do comércio da cortiça da Fábrica Robinson.
Ana Cardoso de Matos e Maria da Luz Sampaio (CIDEHUS/UE e CIDEHUS/CEHFCI-IHC) - O motor eléctrico na indústria: tecnologia e organização do espaço fabril (1920-1950).
Sofia Diniz (IHC-FCSH-UNL) - O fornecimento de mobiliário para o Instituto de Medicina Tropical e a tensão entre práticas tradicionais e modernas.
Sandra Patrício (IHC-FCSH-UNL)- O Gabinete da Área de Sines no Arquivo Municipal e no Museu de Sines.

12:45-14:30 | Pausa - almoço livre.

14:30-16:15 | Painel História social da indústria e da industrialização.
Ana Carina Azevedo (IHC-FCSH-UNL) - Agentes e actores da organização científica do trabalho em Portugal: o Instituto Nacional de Investigação Industrial.
Telma Bessa Sales (Universidade Estadual Vale do Acaraú) - Memórias e histórias de trabalhadores da Fábrica de Tecidos Sobral.
Ignacio García Pereda (Euronatura) - Mujeres y resinación. Notas sobre el caso Castellano.
Gonçalo Antunes (CICS.NOVA) - Espacialização de conjuntos habito-industriais na cidade de Lisboa.
Paulo Martins (CECC - Centro de Estudos de Comunicação e Cultura) - O documentário "O ritmo da vida” e a automatização do sistema bancário.

16:15-16:30 | Pausa/café.

16:30 | Conferência
Hugues de Varine (Consultor em desenvolvimento local e comunitário) - Património e paisagens industriais de hoje e amanhã.

Sem comentários:

Enviar um comentário